Recebi essa semana um e-mail falando da quantidade excessiva de chumbo em batons de grandes marcas internacionais e nacionais (Clinique, Estee Lauder, Shiseido, AVON, Red earth, Chanel,Mark America, Motives Lipstick).

Fiquei com a pulga atrás da orelha, fucei na internet, achei vários sites indo contra essa afirmação, com diversas informações e também corri atrás.

Aí embaixo está o e-mail que recebi da AVON, em menos de 48 horas depois de questionar o e-mail:

Atendimento de e-mail: 483971
Olá,

A Avon avalia a segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas nas matérias-primas. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos.

Em relação à mensagem “Cuidado com seu batom”, ou “Chumbo no Batom”, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.
e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica).

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.

Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (parte por milhão)

Caso necessite de mais esclarecimentos, estamos à disposição de segunda a sábado, das 08 às 20 horas, no telefone 0800 708 2866.

É sempre um prazer lhe atender!

Atendimento ao Consumidor Avon “

Na minha opnião não passa de mais um mito da Internet aliado à onda de produtos com excesso de chumbo saindo de circulação.

Cuidado nunca é demais, principalmente com a nossa saúde.