O cuidado que temos com nossas axilas nem sempre resultam em efeitos positivos.

O uso de desodorante, a depilação e  roupas que não permitem que a pele respire contribuem para o escurecimento da região, encravamento de pelos e até mesmo alergia.

Mais conhecida como dermatite de contato, a alergia que pode surgir na região das axilas além de ser um grande incômodo, é um problema de saúde e precisa de orientação médica. Ela é, normalmente, ocasionada pelo contato entre a pele e susbtâncias presentes em desodorantes, como o aldeido cinâmico, causando irritações. Surge, então o aparecimento de vermelhidão, coceira e pequenas bolinhas.

Além da presença de componentes irritantes, a apresentação do desodorante e a vulnerabilidade da pele contam muito. Por exemplo, evite meesmo usar desodorante em um breve período após a depilação, quando a pele está sensível. Quanto à apresentação, as formas menos fluidas têm mais tendência a provocar alergias, assim como impedir a transpiração.

O escurecimento e pelos encravados, em sua maioria, são causados pelo uso de gilete. E isso é fato. Outros fatores que podem contribuir são genética (oh,yeah, sempre ela) e alterações hormonais.

Então, muito cuidado ao escolher o desodorante e como faz a remoção dos pêlos. Não vale pegar o primeiro desodorante e botar na bolsa.

É importante avaliar a composição e o tipo do mesmo, vendo o que se adapta melhor ao seu estilo de vida e sensibilidade da pele. Os desodorantes antitranspirantes têm ocasionado muita irritabilidade pois fecham os poros e impedem a respiração normal das células dessa região, assim como os que têm álcool promovem alteração no pH da pele, deixando-a mais propensa à irritações.

Tá, eu sei que cera dói. E muito. Eu mesmo só usava gilete mas tenho depilado há alguns meses e noto a diferença na textura e aparencia das minhas axilas. Acho que vale a pena e com o tempo nem dá pra sentir dor, só um puxaozinho! Outra vantagem é o espaço de tempo entre um procedimento e outro, o que deixa a pele “descansar”, enquanto que o contato com a gilete é quase diário no caso de mais neuróticas como eu.Fora que a chance do pelo encravar é bem menor.Em todo caso, recomendo esfoliação em torno de uma semana depois.

No mais, fica minha dica,como sempre: 

DOVE – Go Fresh!(dica da Larissa, do Ranking de Cosméticos): O aroma é uma delícia e não é forte, sem álcool, deixa uma sensaçãozinha de frescor(talvez seja mais psicológico) e resiste bem ao calor do Rio. Atenção pois ele é antitranspirante!

About these ads